Montando um roteiro de viagem parte II

Como prometido, aqui estou eu para ajudar quem precisa a montar aquele roteiro eficiente, mas sem ficar preso a horários. No post anterior falei um pouco sobre como planejar uma viagem, definir o lugar, as cidades que você quer passar, definir a quantidade de dias, analisar se seu roteiro é viável, e decidir quantos dias em cada lugar, esse ponto vou explicar mais aqui, pois ai entra a pesquisa do que fazer nos lugares que você vai passar.

2

Você já está com a passagem comprada, e escolheu passar por 3 cidades, tem 15 dias de viagem, tirando a ida e a volta sobram 13 dias para aproveitar tudo, mas você não tem ideia do que fazer e quantos dias ficar em cada lugar, calma que vou te ajudar de uma maneira bem fácil e depois isso vai começar ser natural na hora de planejar suas viagens. Vou usar as cidades que já estive como exemplo ok!? Mas isso serve para qualquer lugar do mundo, só vou citar as cidades mas a forma de pesquisar e pensar é a mesma.

Primeira coisa para decidir a quantidade de dias é pesquisar o que tem para fazer em cada cidade, pesquise muito, pontos turísticos, lojas, shoppings, outlets, restaurantes, museus, parques… Veja o que tem de mais legal naquela cidade, o que as pessoas procuram quando vão a esse determinado local, anote tudo que achar interessante, tudo que quer fazer, dê print, escreva, salve links e fotos, tudo que possa ajudar.

Coloque em um papel os dias tipo dia 1, dia 2, dia 3, e assim por diante, já deixe os dias de chegada e partida bem sinalizados e os outros livres, pesquisado o que fazer em cada lugar; acho que não vai precisar muito para definir isso, separe a quantidade de dias que julgar adequado em cada cidade e já marque os dias que vai sair de cada uma, depois vá preenchendo os dias de acordo com o que você quer fazer, lembrando que você não precisa ficar preso a isso se não quiser, é só para ter noção do que pretende fazer e não ficar perdido quando chegar. Por Ex:

img_3780
Decidir os dias em cada cidade é importante para reservar os hotéis na data certa e não ter problemas, uma viagem bem planejada também significa economia, reservando os hotéis antecipadamente você pode pagar parcelado, ao invés de pagar a vista lá na hora. Roteiro por dia pronto, anote todos os endereços de onde quer ir, nome de lojas e tudo mais, você pode levar uma pastinha com tudo escrito/impresso em papel mesmo, ou fazer uma pasta no celular e um bloco de notas com tudo que precisa. Eu prefiro no celular porque já basta os papeis de passagem, reserva de hotel, seguro, carro… É mais prático e você tem sempre à mão, só não esqueça de um carregador portátil e que nem sempre você pode conseguir internet, então tente não depender dela, deixe tudo anotado e salvo em uma pasta da viagem para ser fácil de achar. Exemplo de como marco tudo que me interessa no bloco de notas do celular, confesso que não fiz tudo, mas fica para a próxima.

Tente não fazer um roteiro milimetricamente exato, com muitas coisas em dia só, planeje mais ou menos o que quer fazer, mas dê espaço para coisas novas que podem acontecer no caminho, um roteiro muito certinho a gente acaba não curtindo, e pra mim viajar não é cumprir roteiro é aproveitar o que aparece à minha frente e estar disposta a mudar meus planos de acordo com meu humor e com o tempo/clima. Se tiver algum jogo ou show que precise de ingresso compre sempre antecipadamente, você evita filas e não corre o risco de ficar sem ou pagar mais caro.

Ano passado quando fui viajar, assisti a um jogo dos Lakers, o jogo era as 19h, nesse dia acordamos e eu já preferi ficar nas redondezas do estádio. Em Los Angeles tem muito transito, como eu já sabia disso não quis correr o risco, então fiquei em shoppings e lojas não muito distantes do estádio, para não correr o risco de perder a hora e o jogo. Pense sempre assim, quando for anotar os endereços agrupe-os por proximidade, use muito o Google Maps, ele vai ser seu melhor amigo nessa fase, para os dias defina coisas que são próximas umas das outras, que você possa fazer a pé ou que tenham curta distância ente si.

Na minha última viagem fui a lugares que já conhecia, então eu buscava coisas diferentes, e pesquisando muito optei pelo Grand Canyon, onde falei aqui, e aqui. Pontos turísticos são bem legais, mas eu gosto de ir além, adoro fazer coisas menos turísticas e mais locais sabe!? Ajuda a viagem a ser inesquecível, por isso deixo meus dias “livres” assim se passo em algum lugar que não estava na minha lista para conhecer eu paro e exploro, na maioria das vezes vale muito a pena fazer isso e você descobre lugares maravilhosos, e ajuda os amigos nas dicas também quando alguém precisar.

Decida se vai alugar carro ou não, existem cidades que realmente não é necessário, como é o caso de Nova York, além do transporte ser super eficiente arranjar estacionamento não é nada fácil na cidade, a não ser que você queira fazer um road trip, ir para o Canadá, Washington… Eu sou o tipo de pessoa que gosto da comodidade que o carro me traz, não preciso depender de taxi, uber ou transporte público. Gosto de andar e se achar algo legal no caminho parar, sair sem hora para voltar, e por isso que eu sempre opto por carro. Já vi muita gente dizendo que tem medo, não sabe como é dirigir fora e tal. Por experiência própria, é a melhor coisa do mundo, por mais básico que seja seu carro ele é automático, tem direção hidráulica, piloto automático, sem contar que as estradas são infinitamente melhores que as do Brasil e os motoristas muito pacientes, então sem medo, leve um GPS porque ninguém quer depender de internet e vai na fé. Se o seu voo for de multiplos destinos não se preocupe, há a opção de você pegar o carro em uma cidade e devolver em outra, as locadoras costumam cobrar um taxa por isso, mas nada absurdo, e normalmente já está inclusa no valor da diária.

Montar um roteiro é muito importante para não ficarmos perdidos quando chegarmos no destino, mas como eu disse não é necessário aquele roteiro estritamente exato, com hora e tudo certinho, o mais gostoso é andar por aí e se deparar com algo interessante no caminho e aparar para conhecer. Isso sempre acontece nas minhas viagens, na primeira vez que estive em Los Angeles estávamos indo para o nosso destino do dia na cidade e passamos por uma plantação de morangos e tomates com uma venda na frente, paramos, compramos as frutas e ainda colhemos morango da hortinha. Nessa mesma viagem, estávamos indo para Hollywood e nos deparamos com uma “garage sale” aquelas vendas que os americanos fazem aos finais de semana, e claro que paramos para ver o que tinha de bom, meu pai quase comprou um kit completo de poker com mesa e tudo, mas era tão pesado que ele ficou com medo  de não dar nas malas. Essas coisas que são legais de explorar quando estamos viajando, e muitas vezes quando fazemos aquele roteiro cronometrado acabam passando batido.

Para quem gosta de roteiro certinho por hora e tal minha dica é deixe espaços durante o dia, não coloque muita coisa junta ou que não dê tempo de curtir o que aparecer pelo caminho, deixe os dias mais flexíveis para possíveis surpresas, aposto que você não vai se arrepender.

Planejar uma viagem é uma das partes mais gostosas, e eu espero ter ajudado um pouco quem está nessa fase e não sabia por onde começar, como disse não sou expert mas tenho um imenso prazer em fazer isso, organizar e pesquisar são meus fortes, as vezes até mesmo quando não tenho nada marcado começo a pesquisar sobre algum lugar que vi por aí, tenho um bloco de notas só sobre lugares que quero conhecer, e muitos deles já sei até o que pretendo fazer. Por isso pesquisem muito, escrevam muito, salvem tudo que puder ajudar, monte e desmonte seu roteiro brinque com todas as possibilidades mas não esqueça que os imprevistos acontecem e no caminho podemos nos surpreender muito, então não liguem se o roteiro não sair exatamente como planejado, o importante é ter tido uma viagem bem aproveitada, cheia de surpresas boas e lembranças inesquecíveis.

Beijos

Anúncios

Um comentário sobre “Montando um roteiro de viagem parte II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s