Montando um roteiro de viagem parte I

Eu adoro viajar e pesquisar sobre os lugares que vou, o que fazer, onde ir, restaurantes, pontos turísticos, lojas… É tanta coisa que a gente fica super perdido, ainda mais se for em algum lugar que ainda não conhecemos, queremos fazer tudo de legal sem perder nada mas não temos noção de como começar a montar um roteiro eficiente para a tão sonhada e esperada viagem né? Aí nessas horas nada melhor do que conversar com alguém que já esteve nesse lugar que você vai visitar para ter noção de onde partir sua pesquisa e ajudar a otimizar o máximo o roteiro, porque na verdade não da para fazer tudo, mas organizando direitinho dá pra montar algo bem legal, mas para isso é preciso MUITA pesquisa. E tem coisa melhor no mundo do que planejar uma viagem? Acho que não.

Eu não sou a expert em viagens, ainda quero ser, mas tenho alguns bons carimbos no passaporte e um senso de organização bem bom que me ajuda muito na hora de planejar o que quero fazer, então algumas coisas para mim são bem mais simples na hora de começar a montar um roteiro. Na verdade eu não sigo roteiros, acho que já comentei por aqui que gosto de ficar livre, tipo acordar e decidir o que fazer de acordo com meu humor, mas isso não quer dizer que eu não saiba o que quero conhecer no lugar que estou, nem que não tenho noção de nada, longe disso, eu só não sigo um roteiro dia a dia. Mas sempre levo anotadinho locais que quero conhecer, endereços de lojas, planejo quantos dias ficarei em quais lugares, se a viagem envolver mais cidades, quando for a tal lugar sei que perto tem coisa X e Y, ai junto e faço tudo que for perto. Esse planejamento eu faço sempre, e é super necessário para a viagem, mas montar roteiro por dia isso eu não costumo fazer, porque pode ser que eu vá a um determinado local e goste e queria passar o dia por lá, e ai já inviabilizei o resto que eu tinha planejado, ou então pode acontecer também de ter planejado passar o dia inteiro no lugar X e chegando lá não é tudo isso e 1h já foi o suficiente, ai fico com o dia livre. Então para mim Emily, gosto de deixar os dias livres e ir decidindo conforme a viagem for acontecendo.

Mas não é sobre isso que eu quero falar, muita gente adora seguir roteiro dia a dia, e precisa de ajuda para isso porque não é tarefa fácil de fazer. E eu estou participando de alguns grupos de viagem no Facebook onde as pessoas trocam muitas informações e dicas legais, comento muito por lá de lugares que conheço e percebi que muita gente tem se interessado e até me chamado por inbox para ajudar a montar um roteiro e otimiza-lo da melhor forma, então pensei “porque não escrever um post sobre isso e alcançar mais pessoas?” Sintam-se a vontade para me consultar caso julguem necessário, como disse não sou expert, mas adoro fazer isso e acredito ter uma certa facilidade. Então vamos ao que interessa, vou dar algumas dicas fáceis para ajudar vocês a montarem um ótimo roteiro de viagem e se permitirem a fazer o que querem sem ficarem presos a horários e tal. Mas vou dividir o post em duas partes, a primeira de como planejar uma viagem ANTES de comprar a passagem aérea para decidir melhor os voos, cidades e quantidade de dias, e a segunda DEPOIS de já ter comprado a passagem e planejar o que fazer no destino.

como-planejar-viagem-na-epoca-certa-a-europa-e-asia-foto

O primeiro passo é decidir para onde ir, muitas pessoas já tem isso bem definido, então decidido isso pense as cidades que quer conhecer ao redor, por ex. Você quer ir para Los Angeles, mas pertinho de LA tem San Diego, Las Vegas e se deslocando um pouco mais San Francisco, e você quer juntar todas essas cidades em uma viagem só. Comece a pesquisar as distâncias de uma cidade a outra de carro, levando sempre em consideração que o tempo de deslocamento nunca é exato, porque sempre tem coisas à fazer pelo caminho, conte com paradas para descanso, compras, visitar locais… Tente ver um voo com múltiplos destinos, ir por uma cidade e voltar por outra, assim você economiza tempo de estrada e aproveita mais na cidade, isso vale para distâncias mais longas, tipo acima de 500Km a ida e a volta.

Decidido as cidades é hora de ver quantos dias disponíveis você tem para realizar essa viagem, não se esqueça que o dia de chegada e partida não contam por serem muito corridos e cansativos, então são quase nulos. Eu acho ideal de 10 a 15 dias na viagem, então você tira um dia para a ida e outro para a volta e deixa 10 dias no lugar que vai ficar, 12 dias de viagem, mas você só vai ter 10 para conhecer, tirando o dia da ida e da volta.

Pronto cidades e tempo decididos é hora de analisar se o que você quer fazer é viável, porque ninguém quer passar a viagem inteira dirigindo e não aproveitando nada certo? Ano passado quando fui viajar para a Califórnia queria muito fazer San Francisco, Los Angeles e Las Vegas, mas eu só teria 13 dias de viagem 11 dias inteiros para fazer tudo, aí pesquisando as distâncias vi que seria muito inviável para mim ir para SF que fica a mais ou menos 600Km de distância de LA, e Vegas fica a mais 450km de LA, sem contar que meu voo descia em San Diego e a volta era por Los Angeles. Percebe que seria muito corrido fazer tudo junto? Então tive que optar e resolvi deixar San Francisco para uma próxima para eu aproveitar mais.

Outra coisa importantíssima é definir a quantidade de dias em cada cidade que você vai ficar, eu acho ideal 5 dias independente de onde for, é um tempo bem bom, onde você consegue fazer bastante coisa, se habituar com a cidade e fazer tudo que quer tranquilamente, mas nem todo mundo consegue ficar todo esse tempo, então decida um tempo interessante que lhe convém para cada local que vai ficar. Na minha última viagem fiquei a primeira noite em San Diego, 5 em Las Vegas e mais 5 em Los Angeles, e de lá partiu nosso voo para o Brasil. Quando você compra um voo com multiplos destinos pense sempre em terminar sua viagem na cidade que seu voo parte de volta, eu acho mais cômodo, assim você evita stress, correria e fica mais tranquilo.

Para ajudar nesse ponto de definir a quantidade de dias em cada cidade o próximo post será muito útil, pois falarei de como montar um roteiro eficiente para os dias da viagem. Para mim, não tem como falar em planejar uma viagem sem antes pensar em tudo isso que falei acima, é tão natural pra mim pensar dessa forma e tão automático que sempre que penso em ir para algum lugar já começo a pesquisar as infinitas possibilidades de voos e cidades que posso conciliar em uma viagem só, assim a gente aproveita ao máximo.

Outra coisa que não posso deixar de citar é sempre preste atenção nas escalas e conexões que seu voo vai fazer, muitas vezes da para aproveitar e conhecer um outro país ou cidade, para isso você pode pedir para ficar um ou dois dias no local da conexão, ou até mesmo pedir uma escala com mais horas, tipo 12h/15h assim da para dar uma volta e passear. Eu já aproveitei um voo que ia para Los Angeles e fazia conexão em Nova York, fiquei 2 dias na cidade, que sinceramente não foram suficientes, mas pude conhecer um novo lugar e ficar com gostinho de quero mais. Muitas vezes o valor da passagem não muda por isso, ou se mudar vai ser bem pouco, valendo muito apena essa opção.

Quando se trata de viagens temos que tentar todas as opções e fazer o máximo que der, aproveitando tudo. Esses dias pesquisando um voo para a Europa vi uma companhia aérea que faz conexão em Istambul, e eu já fiquei aguada para aproveitar e ficar 2 dias na cidade, conhecendo um outro país que talvez eu nem pensasse em ir se não fosse por essa conexão. Por isso sempre preste atenção nas escalas, aproveite ao máximo tudo que puder conhecer, porque a viagem começa bem antes de chegarmos no destino, para mim ela começa no planejamento, e porque não planejar várias possibilidades?

Até o próximo post com muitas dicas de como montar um roteiro eficiente.

Beijos

 

2 comentários sobre “Montando um roteiro de viagem parte I

Deixe um comentário

