Natal em Buenos Aires

Clima de feriadão e nada melhor do que um post sobre viagem, para deixar a gente com água na boca de ir viajar e relaxar um pouco. Tá, eu sei que o natal já passou faz tempo, mas quero contar aqui como foi minha passagem por lá e dar algumas dicas para quem vai independente da época do ano.

Meus pais tem um certo “fogo” por viagem, leia-se meu pai, mas quando vai chegando o final do ano só se fala em “passar o natal em qualquer lugar possível que não seja em casa” e isso me deixa em colapso, fico tremendo, tendo calafrios e tal, tudo porque eu amo o natal, é a época mais linda do ano, tem um clima muito agradável e o normal é reunir a família, trocar presentes e comer. Ai vem duas criaturinhas que ficam macumunadas (essa palavra existe?) com a minha vó paterna e ai eu sou o único ser que é do contra, então só me basta ceder e curtir a viagem. E a escolha do último natal foi Buenos Aires, sinceramente nunca tive vontade de ir pra lá, sei lá, nunca me despertou tanto interesse. Mas fui pronta para ver o que aquele lugar tinha de bom, e tem muita coisa.

Sai do Brasil dia 22 de dezembro a noite, então quando chegamos lá só fomos tomar um café em uma cafeteria perto do hotel e dormir. No dia seguinte fomos para a rua florida, que é uma rua de comercio, aquele lugar estava lotado, acho que era porque era dia 23/12 e todos estavam fazendo suas ultimas compras de natal, tinha gente para tudo quanto é lado, e o povo argentino não é lá muito educado né, esbarravam e nem pediam desculpas. Depois do natal, fomos de novo e estava bem tranquilo. Tem muitas lojas de roupas, couro e souvenires, é um passeio bem gostoso e tranquilo. Fomos um restaurante que meus pais já haviam ido das ultimas vezes que estiveram na cidade, o Palácio das Papas fritas, é gostoso, mas demoraram muito para trazer a comida, e fomos em outros lugares melhores, e mais em conta.

IMG_8157.JPG

Perto do nosso hotel, que por sinal era uma graça, o Unique Park Chateau, tem um restaurante que é muiiito bom, tem um cardápio bem variado, com pizzas, massas, carnes e doces maravilhoso, vale a pena pedir uma torta dessas. O nome é Arenales, o ambiente é muito gostoso, moderno e aconchegante, e fomos muito bem atendidos todas as três vezes que fomos.

 


No dia 24 as lojas e shoppings abrem normalmente como no Brasil, até as 18h se eu não me engano. Neste dia fomos visitar o cemitério da Recoleta que a Evita está enterrada, ele é muito bonito, suntuoso, cheio de arvores, como se fosse um parque, mas não curto lugares mórbidos, e para mim cemitério é um deles, fico muito má impressionada, ainda mais porque ele é no estilo mausoléu, você olha pelo vidro e o caixão tá lá, ai credo.

Ficamos preocupados se acharíamos taxi para irmos para o restaurante que reservamos para a ceia de natal, mas foi bem tranquilo, não tinham muitos como se fosse um dia normal, mas não levamos muito tempo para conseguir um. Reservamos um restaurante em Puerto Madero, fizemos a reserva com antecedência semanas antes de viajarmos, normalmente os restaurantes tem um cardápio especial para esse dia. O restaurante é o Puerto Cristal, ficamos em uma mesa na varanda envidraçada com vista para o rio, o menu para a ceia foi montado com alguns pratos do cardápio entre entradas, prato principal e sobremesa, pedimos algumas entradas marítimas, e meu prato principal foi um tortelete de cenoura com salmão, estava maravilhoso. A meia noite trouxeram um prato com frutas secas e bolo natalino, e teve fogos na rua.

E como no natal não pode faltar uma árvore com presentes montamos uma pequenininha que meu pai comprou especialmente para as viagens de natal, olha como o assunto tá ficando sério, e montamos no quarto com os presentes que levamos para trocar.

IMG_8240
No dia 25 demos uma volta e como estava muiito calor, acabamos parando em um restaurante que tinha umas mesas na parte de fora que ficavam em baixo de uma árvore, uma sombra muito boa e um clima super agradável, paramos ali só para descansar e acabamos passando a tarde. O restaurante é o La Biela, e tem um cardápio bem variado, vale a pena conhecer, e em dias mais quentes ficar na parte de fora, é muito gostoso. Depois do nosso almoço típico de natal, porque a gente fica o dia todo em volta da mesa e vai pro sofá, mas ao invés do sofá fomos dar uma volta na feirinha de artesanato, não estavam todas funcionando, mas um agrande parte estava aberta. Neste dia o comercio não abre, e mercados ficam meio período, mas você encontra algumas casas de doce, que vendem água e algumas coisinhas para enganar caso não tenham feito uma compra básica antes.

IMG_8276

A noite fomos em outro restaurante muito gostoso, sim esse post é quase dicas gastronômicas de Buenos Aires, mas percebi que lá o que agente faz é procurar bons lugares para sentar a mesa e confraternizar. Talvez tenha sido por isso que gostei de passar o natal lá, porque afinal fazemos isso nesta data. Voltando, o restaurante é o Alameda, ele é bem grande, mas muito bonito e elegante, tem um cardápio bem variado, e eu claro sempre caindo nas massas.

No dia seguinte foi dia de compras, fomos na Rua Aguirre com a Rua Gurrochaga, que tem várias lojas como Lacoste, Puma e outras de marcas argentinas. Vale a pena o passeio, e você faz boas aquisições. Um shopping muito bom que sempre íamos é o Recoleta Mall, ele fica ao lado do cemitério da Recoleta, e vale o passeio. A noite fomos na casa rosada, que estava toda iluminada de rosa e eu me apaixonei por ela. Dizem que de dia o local é lindo, mas não chegamos a ir.

IMG_8353

Em Buenos Aires tem a primeira Barbie Store, fui em uma no Uruguai, e fiquei doida. E minha irmã também quis ir na de Buenos Aires, sinceramente, achei ela meio decaída, falta uma pintura para dar um up no ambiente. Mas para quem tem criança vale muito a pena levar para conhecer, lá tem varias “atividades” como brincadeira, pintar as unhas, fazer cabelo, maquiagem, tem até uma cafeteria com cupcakes da Barbie. Nesse dia almoçamos em outro restaurante super chique em Puerto Madero, o Brasas Argentinas, o almoço funciona da seguinte forma, você paga um valor X e se serve a vontade quantas vezes quiser com sobremesa inclusa. Tinha muitas opções para escolher, frutos do mar (polvo, lula, camarão…), sushi, massas, carnes, queijos, embutidos tipo jámon e salame. Era muita opção, e só coisas diferentes, paella, risoto, canelone….. Sem contar que a parte de carnes parecia uma churrascaria, você ia lá, escolhia a carne e ele assava na hora e colocava no seu prato, tudo no sistema self-service. Tinha até pão de queijo, é supeeeer difícil achar pão de queijo fora do brasil, mas lá tinha. Não reparem na bagunça do meu prato, mas só para mostrar a variedade e qualidade. De sobremesa pedi um volcano, que nada mais é que um pettit gateau, que estava maravilhoso.

No rio em Puerto Madero tem um museu dentro de um navio “Fragata Sarmiento” que foi primeiro navio-escola da Argentina e prestou serviço aos alunos da escola naval militar entre 1899 e 1939.

A noite fomos assistir a um show de tango super tradicional no Café Tortoni, que é uma cafeteria super antiga, e muito linda. O show tem comprar com antecedência porque é muito concorrido e a sala tem poucos lugares, compramos um dia antes. Vale muito a pena assistir, Buenos Aires está cheio de casas de shows de tango que oferecem jantar, não cheguei a ir a nenhuma delas, mas meus pais falaram que é muito show mesmo, com efeitos, luzes, e perde um pouco da verdadeira essência do tango tradicional, o que já não acontece no Café Tortoni, lá eles vão contando uma historinha, dançando e cantando, como se fosse simples e lindo ao mesmo tempo. O show é feito em uma sala separada do restaurante, e você pode pedir o que quiser antes ou no intervalo.

E no nosso ultimo dia ficamos tranquilos andando pela cidade e nos despedindo de mais uma viagem. Chegamos no Brasil dia 28/12 logo nas primeiras horas do dia.

Tenham um bom feriado de páscoa, com muitos ovos e muita paz.

Beijos

3 comentários sobre “Natal em Buenos Aires

Deixe um comentário

